top of page
Buscar

Setor mineral vai retomar pacto para apoio ao desenvolvimento

  • Foto do escritor: sindicato dos mineradores do rn SINDMIN
    sindicato dos mineradores do rn SINDMIN
  • 9 de mai.
  • 2 min de leitura

A retomada de um pacto para apoiar o desenvolvimento do setor mineral do Rio Grande do Norte foi o principal assunto de um encontro na tarde desta segunda-feira (05) no auditório do 7º andar da Casa da Indústria. Na ocasião, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou o papel do setor para a economia do Estado e ressaltou que o associativismo pode contribuir para impulsionar ainda mais as atividades e a competividade na mineração potiguar. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, também participou da abertura da reunião e apontou a tendência de expansão no segmento.

 

 

“É muito importante o associativismo, porque quando há união e soma de esforços, os resultados chegam. Por isso, é tão relevante este momento no qual o Poder Público, profissionais, setor produtivo, Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo do Estado, enfim, se reúnem e promovem uma união de forças para que o setor avance em competitividade”, destacou o presidente da FIERN.

 

 

Roberto Serquiz disse que o setor deve se organizar em busca de objetivos comuns e isso foi demonstrado em arranjos produtivos que tiveram sucesso na adesão a programas e iniciativas que buscaram avanços de competitividade. “E o setor mineral está nessa direção”, citou.

 

 

Já Sílvio Torquato ressaltou que o Rio Grande do Norte vem recebendo investimento expressivo para a mineração de ouro e ferro. “Isso significa que o setor é promissor no Estado”, apontou.

 

 

O presidente do Sindicato das Indústrias da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do Rio Grande do Norte (SINDIMINERAIS-RN), Mário Tavares, informou que o objetivo é reativar o arranjo produtivo local da mineração. “Essa iniciativa é oportuna, porque há grupos empresariais interessados em minerais críticos e estratégicos, a exemplo do tungstênio e do tântalo”, acrescentou.

 

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Rio Grande do Norte (SINDICER-RN), Carlos Vinícius Aragão Costa; a coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa; o presidente do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da Paraíba, Renan Azevedo; o coordenador de Desenvolvimento de Recursos Minerais da SEDEC-RN, Paulo Henrique Morais do Nascimento; o presidente da DRMH (Diretoria de Recursos Minerais e Hidrogeológicos) da Paraíba, Marcelo Falcão; e Elzevir Guerra, do Ministério das Minas e Energia. Fonte: "Setor mineral vai retomar pacto para apoio ao desenvolvimento", publicado em 05 de maio de 2025, no portal de notícias da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page